Wednesday, December 3, 2008

O Complexo de Tubarão




É um porto privado pertencente à Companhia Vale do Rio Doce* e por ela operado. O Porto de Tubarão está localizado no Município de Vitória e é considerado o maior porto marítimo de transporte de minério de ferro e pellets do mundo





Vista parcial do Complexo, a esquerda o Pier n° 2, com capacidade de receber navios de ate
350 Metros de comprimento, com calado de ate 23 metros, possue ainda
carregadores de Navio de 16.000 t/h cada; a direita o Pier n° 1 (mais antigo inaugurado na decada de 60), com capacidade de receber 2 navios simultaneamente lado Leste, possue 1 carregador de navios com 6000 tons/h e lado Oeste, possue 1 carregador de navios com 8000 tons/h com 350 metros de comprimento e profundidade de 16 metros.
Faz parte ainda do complexo o Terminal de Produtos Diversos de Tubarão — TPD, uma extensão do Porto de Tubarão, constitui-se de três berços, que, juntos, têm capacidade para 6 milhões de toneladas. São eles: um berço de granéis líquidos, com capacidade de 2 milhões de metros cúbicos, utilizado pela Petrobras; um berço exclusivo para grãos, com capacidade para 3 milhões de toneladas/ano; e, por último, um de cargas gerais, que, tendo como prioridade a movimentação de contêineres e fertilizantes, com capacidade de movimentar até 40 contêineres por hora.
* atualmente apenas se chama Vale S/A.

No comments: