Thursday, January 8, 2009

Atracação M/V Grande Progresso(Inbound Ore Carrier Grande Progresso) 21/12/2008


Manobra de reboque e atracação, do Supergraneleiro M/V Grande Progresso em Tubarão, rumo ao Pier N° 2, fotos feitas a bordo do Re. Lynx, pelo meu amigo Jose Galvani.

Towing maneuver and berth in Port of Tubarão, in route Quay N° 2 Ore Carrier M/V Grande Progresso photos made on board Tractor Tug Lynx, by my friend Jose Galvani.

Nesta manobra participaram os rebocadores Hercules, Victorio, Sao Luiz e Lynx, nesta foto vemos o Hercules seguindo para o bico de Proa, do Grande Progresso e o Victorio se mantendo a proximo Meia-Nau do navio.

Este é um navio de grandes dimensões
Com seus
: 318. mt de comprimento entre perpendiculares.
Boca: 55.mt ( largura max)
Calado max: 21.mt (quando em carga maxima a parte submersa)
pontal de : 29.mt*
Porte bruto(TPB) : 297.351 toneladas

*distancia entre o conves principal ate a quilha do navio(parte mais baixa no fundo do casco).

Rebocador São Luiz, passando cabo de reboque do seu guincho de proa, este tipo de Rebocador não é classificado como trator pois seu sistema de propulsao se localiza mais a re, mesmo sendo Azimutal, por isso ele pode operar com cabo de reboque tanto na proa quanto na popa.
Detalhe da superestrutura do navio, em destaque a Chaminé, com a logomarca da NYK (Nippon Yusen Kaisha) o grande "K", mais conhecido como K-Line, a "NYK" é um dos maiores armadores do mundo, notadamente o maior armador do Japão e Ásia, operando uma grande frota de quase todos os tipos de navios, somente graneleiros de grande porte ela opera atualmente, 65 navios totalizando 11.655.088(MT) de toneladas de porte bruto.

Detail vessel's superstructure and Funnel whit "K" is NYK, constitute the third-largest fleet in the world. NYK have 65 Capesize Bulker whit 11,655,088(MT).
Aproximando de ré; como este é um Rebocador Trator, com propulsão Azimutal, é possível navegar normalmente pela popa, a fim de acompanhar o seguimento do navio, e passar o cabo e reboque, pois este tipo de Rebocador so possibilita conectar cabo pela popa do mesmo, usando o sistema de gato de reboque, com desconecçao a distancia. (guincho)
Momento da passagem do cabo, próximo a alheta de Bombordo do navio.
Capesize Grande Progresso
M/V Grande Progresso
inbound Port of Tubarão , in Vitória ES-Brazil.
21/12/ 2008



IMO number : 9322023
Name of ship : GRANDE PROGRESSO
Call Sign : 3ERG3
Gross tonnage : 151137
Type of ship : Ore Carrier
Year of build : 2008
Flag : Panama

Name: Grande Progresso
IMO No: 9322023
Built: 05/2008
Type: Ore Carrier
Status: In service
SubType: Ore
Flag: Panama
DWT: 2979,351
Draft: 21.433
Builder: Universal Shipbuilding Corporation, Ariake Shipyard, Japan (068)
GT: 151,137
LOA: 327.00/320.84
Owner: USC0068 SHIPPING S.A.
NT: 53.787
Beam: 55.00
Speed/Cons: 15.01/-
Class: NK
Depth: 29.25
Engine Type: Hitachi Zosen engine, 2 SA 6 CY, 22700 kW at 76 RPM
Liquid: -
Grain: -
ClassNK Register of Ships
Last update : 16 Nov 2008

Classification No. :
082288
IMO No. :
9322023
Official No. :
37259-TJ
Signal Letters :
3ERG3
Flag :
Panamanian
Port of Registry :
Panama
Name of Ship :
GRANDE PROGRESSO
Former Name of Ship 1 :
--
Registered Owner 1 :
USC0068 SHIPPING S.A.
Management Company 1 :
TNKC (MANILA) CORPORATION
Classification Characters :
NS*(OC)(ESP)/MNS*
Descriptive Notes :
--
Installations Characters :
CHG, MPP, LSA, RCF, M0
Installation Descriptive Notes
- Automatic and Remote Control Systems :
The ship has complied with the requirements of Chapter II - 1, Part E of SOLAS, Periodically unattended machinery spaces (UMS).
Special Description :
--
Other Classification :
--
Last Special Survey :
--
Tonnage Gross (Registered) :
151,137
Net (Registered) :
53,787
Gross (Local) :
--
Net (Local) :
--
Gross (TM69) :
151,137
Net (TM69) :
53,787
Deadweight :
297,351
Freeboard Summer (mm) :
7,882
Draught (m) :
21.433
Lf (m) :
320.840
Trial Speed (kt) :
--
Purpose of Ship :
ORE CARRIER
Equipment No. :
6,979
Overall Length (m) :
327.000
Moulded LxBxD (m) :
318.000 x 55.000 x 29.250
Registered LxBxD (m) :
320.840 x 55.000 x 29.250
Cargo Capacity (m3) :
G 180,474
No. of Passengers :
--
No. x SWL ( ton ) of Derricks or Cranes :
C 1(0.9) C 1(1.5) C 1(4) C 1(8.5)
Capacity of Tanks (m3) :
FO 8,086 FW 482 WB 211,437
Lifeboats Type, No. & Person :
3 2x(30)
Rescue Boats Type, No. & Person :
1 1x(6)
Liferafts Type, No. & Person :
1 1x(6) 1 4x(15)
Radio Installations :
GMDSS A1+A2+A3, SSAS
Navigation Equipment :
MC, GYRO, HCS, GPS, RDX, ARPA, AIS, VDR, LOG, LOG(G), ES, ROT
No. & Kind of Engine :
1D : 2 SA 6 CY
Bore x Stroke (mm) :
800.0 x 3,200.0
Power (kW) :
22,700
rpm :
76.0
Manufacturer :
HITACHI ZOSEN DIESEL & ENGINEERING CO., LTD.
No. & Kind of Boiler :
1 AUX VB
Pressure (MPa) :
0.70
Evaporation :
3.61 (ton/h)
Manufacturer :
OSAKA BOILER MFG., CO., LTD.
*Evaporation rate: Thermal output (kW) to be filled up in case of TOH.
No. & Capacity of Generators (kVA) :
4 AC 2,825
No. & Kind of Propeller Shaft :
1C
Shipbuilder :
Universal Shipbuilding Corporation, Ariake Shipyard
Hull No. :
068
Date of Keel Lay :
19 May 2006
Date of Launch :
9 Apr 2008
Date of Build :
30 May 2008


Resource:
http://www.aukevisser.nl/supertankers/bulkers/id318.htm

No comments: